Como usar a criatividade para vender? Veja 4 formas!

3 minutos para ler

Um bom vendedor sabe como que é importante e necessário inovar nas abordagens para melhorar os seus resultados. Para isso, ele precisa ter criatividade para vender, desenvolvendo estratégias diferentes para lidar com os mais diversos clientes e situações do dia a dia.

A criatividade é essencial em diversos momentos de nossa vida, sendo uma das principais qualidades que o ser humano tem. Pessoas criativas conseguem entregar melhores resultados em menos tempo e com menos recursos, pois sabem a melhor maneira de realizar um serviço.

Continue com a gente e descubra como usar a criatividade para vender mais! Boa leitura!

1. Aprenda a fazer rapport

O rapport é um termo que representa a capacidade de desenvolver uma relação harmoniosa entre as pessoas, compreendendo os sentimentos e necessidades do outro. Vamos ver alguns exemplos para entender melhor:

  • seja confiante: posicione-se como um especialista na área, que entende a realidade do cliente e sabe o que ele precisa;
  • faça o espelhamento: gere a sensação de empatia e pertencimento, adequando o seu comportamento e comunicação de acordo com o do cliente, melhorando a qualidade de atendimento;
  • utilize humor: essa é uma ótima maneira de usar a criatividade para vender, pois, além de quebrar o gelo com o cliente, você consegue informações sobre ele mais rapidamente.

2. Faça associações

Outra maneira de utilizar a criatividade para vender é fazer a relação entre o produto que deseja vender e coisas ou acontecimentos do dia a dia. Por exemplo: um dia ensolarado ou na praia é associado com a necessidade de usar óculos escuros, assim como uma pessoa inteligente é, normalmente, relacionada ao uso de óculos de grau.

3. Personalize de acordo com o cliente

A personalidade de cada cliente é diferente, assim como suas necessidades e desejos. Por isso, é necessário que o vendedor seja criativo no momento da abordagem. Clientes extrovertidos gostam de ser atendidos por vendedores consultivos, enquanto os mais tímidos se sentem mais à vontade com pessoas mais calmas e atenciosas.

4. Demonstre interesse pelo desejo do cliente

Escute com bastante atenção o que é falado e as reações do cliente ao observar as opções sugeridas. Esse interesse é muito útil para descobrir qual tipo de produto agradou mais e, assim, focar suas energias em uma estratégia. Independentemente do tipo de cliente, ele se sentirá mais inclinado a comprar algo se for bem tratado e se identificar com o vendedor.

Quando ocorre a primeira abordagem, o vendedor precisa escutar com atenção os seus desejos e necessidades para, então, apresentar soluções. Escolha produtos de qualidade e explique o porquê de eles serem ideais para resolver o problema da pessoa. Seja estratégico para não gastar o tempo de ambos com sugestões fora do perfil desejado.

Como vimos ao longo de texto, existem várias maneiras de utilizar a criatividade para vender, basta escolher a que mais combina com você. Não deixe de investir sempre para aprimorar o seu conhecimento, desenvolvendo técnicas inovadoras que possam ser aplicadas para aumentar as vendas.

Gostou das dicas? Então, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais, assim, eles também podem ficar por dentro dessa estratégia!

Posts relacionados

Deixe um comentário