Confira os passos sobre como ser um vendedor de alta performance!

6 minutos para ler

Uma das áreas de maior dinâmica no mercado de trabalho é a de vendas. Nela, muitos profissionais conseguem boas oportunidades, crescimento na carreira e destaque, podendo ir melhorando de cargo sempre que possível. Por isso, é fundamental saber como ser um vendedor de alta performance, para abraçar os desafios e se manter sempre competitivo.

Vale a pena frisar ainda que, uma característica comum e muito apreciada nos vendedores com alta performance, é a constante busca por conhecimento e alternativas que ajudam a melhorar o seu desempenho. Franquias, como a de óticas, valorizam bastante quem entende sobre o ramo, conhece especificações e se mantem em frequente aprendizado.

Então, pensando em ajudar você a se desenvolver em como ser um vendedor de alta performance, separamos o material abaixo. Confira e boa leitura!

Possua um plano de vendas bem estruturado

Isso quer dizer, por exemplo, criar um cronograma com todas as principais etapas de vendas do produto ou serviço que você tem em mãos. O ideal é ter bem desenhado quesitos como: quem é o seu cliente, o que geralmente ele busca, como fazer para surpreendê-lo, de que forma abordar a pessoa na venda e quais são os passos para a jornada de compra perfeita.

Isso tudo faz parte de um plano de vendas estruturado, com riqueza de detalhes e possíveis caminhos a tomar diante do consumidor. Sem contar que, ao mesmo tempo, pode servir como um roteiro que contribui bastante no aprendizado de como ser um vendedor de alta performance.

Lembre-se ainda de que um bom plano de vendas deve ser flexível, ou seja, sempre que notar que algo não funciona mais, pode fazer mudanças visando a melhoria no contato e abordagem com o cliente. O foco principal será o de realizar uma venda usando táticas que tem dado certo — tanto na empresa como na concorrência.

Seja especialista no produto e serviço que oferece

Pretende trabalhar em uma loja de óculos? A dica é realmente se aprofundar no que é esse produto e na melhor forma de vende-lo. Aqui, aspectos como o perfil do comprador contam bastante, porque ele pode perguntar sobre o grau, se os óculos são resistentes a quedas e arranhões, ou se tem alguma proteção para raios UV, por exemplo.

Por isso, é essencial entender o quanto puder sobre o produto. Além disso, é válido procurar por cursos de vendas, de desenvolvimento profissional ou até mesmo com profissionais da área para pegar dicas e aprender bastante sobre o ramo.

Ser especialista no produto e serviço oferecidos também é uma forma de potencializar sua comunicação com o consumidor. Quando ele nota que você realmente entende do que está propondo, se sente mais confiante e seguro em fazer a compra — podendo mesmo pedir conselhos, sugestões e se deixar guiar pela compra.

Esteja em constante atualização

Sabe aquele curso para entender do mercado, de como persuadir o cliente moderno, como o chamado “consumidor 4.0”, que está imerso no mundo digital? Essas só são algumas opções do que pode ser feito para estar em constante atualização. Quanto mais preparado para as novidades você estiver, melhor para aprender como ser um vendedor de alta performance.

Uma dica que ajuda bastante é se atualizar a cada 6 meses ou sempre que tiver alguma grande mudança dentro da empresa. Um exemplo é agora: com o confinamento o comportamento do consumidor mudou. É fundamental saber usar as novas tecnologias, entender bem das ferramentas de venda como o WhatsApp e o uso das mídias sociais.

Vale a pena procurar por cursos voltados ao uso de aplicativos para vendas, comunicação digital e marketing.

Utilize métricas e avaliações de resultados

Outro detalhe que tende a ajudar a saber como ser um vendedor de alta performance é, sem dúvidas, acompanhar de perto como tem sido o seu desempenho. Para isso, dá para contar com métricas e avaliações de resultados que mostram onde pode ser melhorado e quais tem sido as técnicas e táticas de maior sucesso.

Alguns exemplos são o ticket médio dos seus clientes. Qual tem sido ele? Com isso, é possível ter uma noção de quanto mais ou menos as pessoas estão dispostas a gastar no dia a dia. Ou, em épocas de vendas promocionais ou períodos especiais — Natal, Dia dos Namorados, Dia das Mães, dos Pais etc — tem funcionado bem o valor gasto por pessoa.

Aposte na inteligência emocional

Antes de tudo, responda à questão: o que é inteligência emocional? Ela é um conjunto de habilidades que ajudam uma pessoa a enfrentar todo tipo de situação. Seja ela de pressão, conflitos, comunicação truncada ou mesmo grandes desafios. A inteligência emocional é uma das características mais importantes para saber como ser um vendedor de alta performance.

O importante aqui é mais uma vez contar com cursos que expliquem passo a passo a desenvolver melhor as suas habilidades emocionais. Depois, será perceptível como a sua comunicação tende a melhorar e ser ainda mais tranquilo realizar uma venda não apenas como caráter de oferecer algo, mas sim de mostrar que aquilo é útil para quem quer comprar.

É bom reforçar também que a inteligência emocional ajuda a enfrentar ansiedades, medos e a insegurança não apenas no ambiente de trabalho, mas na vida pessoal como um todo.

Foque na resolução de problemas

Uma situação complicada pode parecer difícil quando você não sabe lidar com ela. Problemas existem e podem, infelizmente, ocorrer durante uma venda. Porém, o ponto X é entender como focar na resolução do caso, com agilidade, inteligência e perspicácia.

Estude situações de pressão ou possíveis conflitos em uma venda, e veja o que o profissional fez para contornar e resolver o momento. Anote isso e mentalize para não esquecer, isso dará mais segurança para ocorrências em geral.

Agora, se seguir as dicas acima as chances de aprender como ser um vendedor de alta performance serão um passo inicial para bons resultados no seu trabalho. Lembre-se também de ser um vendedor proativo, que ajuda os colegas e que procura sempre trazer insight inovadores, criativos e que transformem uma venda. Se destaque!

Gostou do nosso material? Aproveite e comente conosco se tiver alguma outra sugestão!

Posts relacionados

Deixe um comentário